A Black Friday 2019 acontecerá no dia 29 de novembro, mas você já pode começar a se preparar desde já para fazer as suas compras de forma inteligente! Afinal, nem sempre adquirir produtos durante esse dia de promoções é um bom negócio.
Quer saber como fazer boas compras na Black Friday 2019? Veja três perguntas que você precisa se fazer antes de gastar o seu dinheiro e descubra medidas que pode tomar para fazer ótimas aquisições e poupar ao mesmo tempo.
1) Esta promoção da Black Friday 2019 é verdadeira?
O mais importante ao comprar na Black Friday é tomar cuidado com a famosa “black fraude”. Em 2018, a principal reclamação recebida pelo Procon-SP foi a maquiagem de descontos. Infelizmente, muitas lojas anunciam promoções quando, na verdade, mantêm os preços normais dos produtos. Ou, então, sobem os preços nas semanas que antecedem a Black Friday para reduzi-los novamente no dia de promoções.
Não caia nessa cilada! Confira o histórico de preços dos produtos que você pretende comprar e acompanhe sempre as promoções e os preços de diferentes lojas. Depois, veja as ofertas da Black Friday 2019 e verifique quais promoções são verídicas.
2) Este desconto vale a pena?
Nem sempre as promoções valem a pena. Um desconto de 5% em um produto de R$ 500 fará bem pouca diferença, não é mesmo? Será que você precisa mesmo fazer essa aquisição? Você terá como pagar por ela sem afetar o seu orçamento anual?
Fique de olho em lojas que costumam oferecer descontos de mais de 50%, como é o caso do Extra, das Casas Bahia e do Ponto Frio. Porém, mesmo que você se depare com uma grande promoção, lembre-se sempre de se perguntar se a compra vale a pena.
Além disso, não tome nenhuma decisão sem antes consultar outras lojas. Com a Internet, é muito fácil realizar uma pesquisa de preços antes de abrir sua carteira.
3) Esta loja é confiável?
Se você pretende comprar na Black Friday 2019 através da Internet, lembre-se sempre de verificar se a loja on-line é confiável. Veja algumas medidas que você pode tomar:
- Verifique se o site da loja apresenta informações obrigatórias, como o CNPJ e o endereço da sede da empresa;
- veja as condições de troca e devolução;
- use sites como o Reclame Aqui e o Ebit para averiguar a reputação da loja.
Com essas três perguntas para comprar na Black Friday 2019 de forma inteligente, você com certeza fará compras melhores e poupará muito mais!